Como distinguir Fome Emocional da Fome Fisiológica?

600x902_sandesgiganteAo longo do nosso dia vamos tendo episódios de fome, o que é normal visto que precisamos de nos alimentar para nos mantermos vivos. Mas por vezes temos uma dúvida: terei mesmo fome ou vontade de comer?

Pois bem, para ajudá-lo a saber distinguir que tipo de fome é, deve fazer as seguintes perguntas si mesmo:

  • Esta sensação de fome foi repentina? Estava bem mas fiquei “cheio de fome”?
  • Se comesse uma sopa ou uma peça de fruta ficava melhor?

Se a estas perguntas respondesse que de repente ficou cheio de fome, e que não passava só com uma sopa, precisava mesmo de algo consistente (uma vontade de algo específico, como um bolo ou um chocolate) então trata-se de fome emocional.

Normalmente a fome fisiológica é gradual, tem foco de dor no estômago e se não comer nada pode ter até dores de cabeça e náuseas. Quando se trata de fome fisiológica fica satisfeito com uma sopa, uma peça de fruta ou umas bolachas.

A fome emocional aparece sem aviso, a vontade de comer é muito forte e por um alimento em específico. Para passar, tente distrair-se, beber um chá, fazer algo diferente do que está a fazer na altura.

A fome emocional aparece de repente, mas também pode desaparecer rapidamente.

 

Esteja atento aos seus sintomas e para a próxima vez que tiver fome, tente identificá-la, vai ajudá-lo a seguir uma alimentação saudável.