Curiosidades sobre a Maçã
Desde a Grécia Antiga que a maçã é vista como símbolo de vida, fecundidade, de amor e sedução. A sua forma redonda recorda o mundo e as suas sementes a fertilidade.
Também é associada à mitologia nórdica e em algumas religiões encarna o símbolo da tentação – o fruto proibido do Jardim de Éden, de Adão e Eva.
Na Grécia antiga pedia –se em casamento atirando uma maçã à apaixonada e caso ela a agarrasse significaria que o pedido tinha sido aceite.
É comum ouvirmos a frase:
“An Apple a day keep your doctor away”, algo equivalente a nosso provérbio “uma maçã por dia não sabe o bem que lhe fazia”.
Sabemos que existem mais de 7500 espécies de maçãs em todo o mundo, florescendo em zonas subtropicais e temperadas.
Propriedades nutricionais da maçã
Nutricionalmente a maçã também é um alimento muito interessante, por ser rica em nutrientes antioxidantes, adstringentes e anti-inflamatórios como os flavonoides, a maçã ajuda na prevenção do envelhecimento precoce, auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares e da infertilidade e melhorando a libido. As diversas ações benéficas da maçã no organismo devem-se à sua composição em fibras insolúveis (pectinas), fibras solúveis, vitaminas B1, B2, B3 e C, polifenois, flavonoides como a quercetina.
Efeitos no sistema digestivo
A maçã é rica em pectina, uma fibra que ajuda no controle da glicemia, aumentando a saciedade e diminuindo e controlando o apetite, o que é muito importante em caso de diabetes e em pessoas que pretendam perder peso. A dose diária desta fibra pode ser facilmente conseguida consumindo duas maçãs pequenas. A pectina aumenta a produção de fosfatase alcalina intestinal que antagoniza as LPS (lipopolissacarídeos) existentes nas membranas celulares de resíduos de bactérias Gram negativas. Estes LPS estão relacionados com alteração da permeabilidade e o trigger point para algumas doenças autoimunes.
Além deste efeito, a pectina também regula o trânsito intestinal, ajudando o organismo a libertar toxinas através das fezes.
A casca desta fruta possui fibras insolúveis que não são digeridas e, por isso, ficam no estômago por mais tempo. Ela também tem o poder de reduzir a vontade de comer doces e chocolates.
A maçã possui ainda agentes cicatrizantes que ajudam a resolver problemas como azia, gastrite e úlceras.
Sistema cardiovascular e respiratório
Os nutrientes existentes na maça possuem propriedades protectoras do sistema cardiovascular. Em Wageningen, na Holanda, foi feito um estudo em que foram acompanhadas 20.069 pessoas, entre os 20 e 65 anos, e verificou-se que o consumo de vegetais de polpa branca (frutas e legumes, como a maçã) diminuía o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC) em 52%.
Uma pesquisa feita pela Universidade de Nottingham, Inglaterra, mostrou que as pessoas que comem cinco maçãs ou mais por semana têm menos problemas respiratórios, incluindo asma. Também possui uma propriedade adstringente que auxilia a garganta e as cordas vocais.
Dentes
O sumo de maçã tem propriedades que podem matar até 80% de microrganismos que causam as caries dentárias. Por isso, alguns dentistas recomendam oferecer maçãs para as crianças que comem muitos doces, pois a fruta ajuda a proteger a superfície dos dentes e gengivas, pois a mastigação da maçã com casca ajuda na remoção da placa bacteriana
Sistema nervoso
Devido às vitaminas do complexo B, vitamina C e ácido fosfórico a maçã também ajuda na prevenção de todo o sistema nervoso. Desta forma, a maçã juntamente com uma alimentação balanceada ajuda a evitar doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson.
Sistema imunitário
A maçã possui componentes que ajudam na prevenção do cancro do colon e outros dado a sua concentração em quercetina, antioxidante potente com propriedades anti cancerígenas e anti inflamatórias.
Relativamente ao cancro colon este efeito deve-se sobretudo ao teor em fibras e à função de Prebiótico.
Como “limpar” a maçã
Idealmente devia sempre optar por maçãs biológicas.
No entanto, o seguinte procedimento permite retirar alguns metais pesados e tóxicos que podem eventualmente existir na maçã, sobretudo pele:
-Lave muito bem a maçã com agua corrente
-Deixe em contacto durante 20 minutos numa solução com Bicarbonato de sódio e Vinagre.
Pode também usar solução de Iodo 2% e colocar 1 colher de sopa em 1 l de água e deixar em contacto cerca de 20 minutos num recipiente coberto.
Sumos de maçã
Experimente as seguintes combinações no seu batido de maçã:
- Maçã, gengibre e água
- Maçã, linhaça, hortelã e água
- Maçã, óleo de coco, manjericão e água
- Maçã, brócolos, coentros, óleo de coco e água
Alexandra Vasconcelos
Farmacêutica e Naturopata
Especialista em Medicina Natural Integrativa
Pós graduada em Nutrição Oncológica, Nutrição Ortomolecular e Medicina Integrativa e Humanista
Autora do Livro “ O segredo para se manter Jovem e saudável”
Diretora técnica das Clinicas Viver