A dieta ocidental atual – Western Diet, é rica em carnes vermelhas, doces, açúcares rápidos e sintetizados, comida com muita gordura, farinhas refinadas, bebidas com açúcar e carnes processadas, aditivos alimentares, pesticidas, tóxicos.
E qual será o impacto que esta alimentação tem no desempenho cognitivo do seu filho?
Todos os estudos realizados em vários países e com amostras significativas de jovens, indicam que as pessoas com melhor desempenho cognitivo, memoria e concentração, são as que comem mais legumes, frutas e vegetais.
Ao longo do último ano, os cientistas falaram com centenas de jovens até aos 14 anos, no âmbito do WesternAustralian Raine Study, um estudo de larga escala sobre gravidez, infância, adolescência e começo da vida adulta.
A revista “Nature” publicou recentemente um estudo que explicava que os adolescentes que ingerem regularmente carnes vermelhas e alimentos ricos em açúcar e gorduras têm um “pobre desempenho académico”.
A má alimentação na gestação, infância e adolescência têm repercussões inacreditáveis na idade adulta com maior incidência de doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade, cancros e doenças do foro psíquico.
Vamos ajudar as nossas crianças e em vez de “aliciá-los” com um docinho, pensemos em alternativas saudáveis e benéficas para a sua saúde e desempenho escolar.