Clínica estética no Edifício Heron: para perder quilos

Maioria das pessoas com excesso de peso tem preocupação em perder os quilos a mais

Um estudo da DECO (Defesa do Consumidor) a propósito do excesso de peso concluiu que mais de metade dos inquiridos se encontravam a fazer dieta (54%). Recorrendo, por exemplo, à vasta gama de centros que existe no nosso país, entre os quais se destaca uma clínica de estética no Edifício Heron, cerca de 92% das pessoas também já tinha tentado controlar ou perder peso. Por outro lado, 86% dos inquiridos que fez um regime alimentar acabou por recuperar os quilos perdidos.

Em declarações à Agência Lusa, Osvaldo Santos, coordenador desta investigação, explicou que o trabalho pretende avaliar a qualidade de vida associada ao excesso de peso, para além de querer aprofundar a visão de cada inquirido sobre este problema de saúde e descobrir que medidas a população toma para perder aqueles quilinhos indesejados.

«A obesidade é um problema sério de saúde. Trata-se de uma doença muito prevalente e, por esse motivo, quisemos saber qual é o impacto do excesso de peso na perspectiva de quem sofre dessa patologia», informa Osvaldo Santos.

Sendo assim, a investigação apontou que, embora haja uma «maior percepção» do problema, existiu um aumento da prevalência de excesso de peso, incluindo a obesidade, se compararmos com os dados de um estudo semelhante, realizado em 2001.

De resto, Osvaldo Santos sublinhou que cerca de 52% das pessoas inquiridas conta com um índice de massa corporal que corresponde a um excesso de peso, enquanto 12% tem níveis que se assemelham à obesidade. Porém, o coordenador salienta que esses valores estão abaixo dos dados de um estudo recente do Observatório Nacional de Actividade Física e do Desporto: afinal de contas, de acordo com essa investigação, 67% dos homens e 58% das mulheres encontram-se numa situação de excesso de peso.

A destacar igualmente que a consciência da necessidade de perder os quilos a mais tem aumentado nos últimos anos, o que motiva, inclusive, as idas a centros especializados nesta área, como a uma clínica no Edifício Heron.

Por que as pessoas com excesso de peso recorrem a centros, como a uma clínica no Edifício Heron?  

clínica de estética Edifício HeronQuanto às causas que conduziram a esta situação de excesso de peso ou de obesidade, 55% dos participantes aponta a falta de exercício físico como o principal factor, seguindo-se um comportamento alimentar inadequado (48%). As causas genéticas foram ainda mencionadas por 25% das pessoas.

Tal como já foi mencionado anteriormente, cerca de 92% das pessoas inquiridas está a tentar (ou já tentou) controlar ou perder peso. Porém, só um em cada cinco é que recorreu a profissionais especializados, como aqueles que trabalham numa clínica no Edifício Heron

Mas por que motivos é que os inquiridos desejam perder peso? Uma maioria absoluta (cerca de 88%) afirma que o emagrecimento é, acima de tudo, uma etapa essencial para a reconquista da auto-estima e, por isso, sente necessidade em consultar espaços, como uma clínica de estética no Edifício Heron. Por outro lado, 40% dos inquiridos seguiu um conselho médico, enquanto 17% pretende perder peso para melhorar a sua vida social. Ficar em forma numa determinada época do ano (16%), sugestão de familiares e de amigos (10%) ou melhorar a vida profissional (9%) foram outras razões apontadas pela amostra.

Apesar destes números, apenas 28% dos inquiridos está insatisfeito com o seu próprio corpo e sente uma maior necessidade em frequentar uma clínica de estética no Edifício Heron. A população feminina é a mais desagradada. Já o género masculino queixa-se mais do peso.

Desenvolvido entre os meses de Setembro e de Dezembro de 2013, este estudo abrangeu outros países para além de Portugal, como o Brasil, a Espanha e a Itália, e envolveu 11.616 pessoas (1.799 no nosso país). As faixas etárias prolongam-se dos 18 aos 64 anos. Todos os dados desta investigação foram publicados na edição Agosto/ Setembro da publicação «Teste Saúde».

Fonte: SAPO Saúde

Saiba mais sobre perder peso numa clínica de estética no Edifício Heron: conheça as Clínicas Viver