Clínica de emagrecimento: para desmistificar teorias!

Antes de escolher um regime alimentar, aconselhe-se numa clínica de emagrecimento

É frequente alguns pacientes dirigirem-se a uma clínica de emagrecimento e, como é óbvio, quererem saber como podem perder peso eficazmente. Certas pessoas até costumam pedir conselhos sobre uma teoria que defende que há alimentos que ajudam a derreter calorias. Mas será que os princípios desta teoria são verdade… ou mito?

Na realidade, todos os produtos obrigam o organismo a perder calorias. Por exemplo, cerca de dez a quinze por cento das calorias que digerimos são automaticamente utilizadas pelo organismo durante o processo de ingestão. Aliás, há alimentos que, devido às suas qualidades, exigem uma quantidade superior de energia para serem assimilados. Ananás, cenoura e couve-flor são apenas alguns exemplos desse tipo de produtos.

Mas por que motivo é que há certos ingredientes que requerem tanto esforço do nosso organismo? A principal razão é a rugosidade destes alimentos, provocada pelo seu alto teor de fibras. Sendo assim, quanto maior for a quantidade de fibras contida nos produtos, maior será o respectivo nível de aspereza e, por consequência, o organismo terá de gastar muito mais energia durante a mastigação e as fases seguintes de todo o processo digestivo. De resto, alguns frutos e legumes, extremamente ricos em fibras e com pouquíssimas calorias, estimulam o organismo a recorrer às suas reservas energéticas para que se conclua a digestão.

Esta é, então, uma das bases da designada «teoria das calorias negativas», que se encontra largamente difundida no mundo da Internet, que é tão abordada em qualquer clínica de emagrecimento e que até já deu origem à Dieta das Calorias Negativas. Este regime alimentar promete a perda de mais de seis quilos em apenas uma única semana. Porém, nem tudo é assim tão fácil e óbvio…

Por um lado, é lógico que uma dieta que inclua apenas este tipo de alimentos irá conduzir a uma perda de peso bastante significativa. Contudo, é impossível que algum paciente consiga manter um regime alimentar tão restritivo durante mais de dois ou três dias. Ou seja, em pouco tempo, desiste da Dieta das Calorias Negativas e as consequências podem ser trágicas para a sua linha: para além de recuperar o peso inicialmente perdido, é bastante provável que se juntem uns quilos adicionais…

A lembrar ainda que estes produtos contam com pequenas quantidades de hidratos de carbono e são praticamente nulos quer em proteínas, quer em gorduras. Logo, este tipo de ingredientes não fornece todos os nutrientes necessários para que se mantenha um organismo saudável.

Siga esta sugestão de uma clínica de emagrecimento: opte por refeições variadas!

clínica de emagrecimentoÉ por isso que qualquer clínica de emagrecimento afirmará que a chave é conciliar estes alimentos com as refeições habituais. Dessa maneira, consegue-se obter – nas mesmas porções – uma quantidade inferior de calorias. Vejamos um exemplo explicado pela Doutora Teresa Branco.

Segundo a Directora do Instituto Prof. Teresa Branco e especialista em gestão de peso, em vez de ingerir um bocadinho de arroz branco, pode-se optar por um arroz em pimentos – na mesma quantidade. Sendo assim, com esta segunda escolha, ingere-se até um valor calórico inferior, visto que se consome menos arroz em substituição dos pimentos.

De resto, este tipo de ingredientes prolonga o processo de digestão, o que acaba por reduzir o índice glicémico. Logo, ao se impossibilitar a subida da glicose (ou seja, do açúcar) no sangue, há a prevenção da diabetes e até de outras patologias. A acrescentar que estes elementos têm um forte poder saciante, sendo óptimas alternativas para um snack entre uma e outra refeição.

Façamos então um balanço final. Tendo sempre em conta a necessidade de optar por refeições variadas (preferencialmente aconselhadas por uma clínica de emagrecimento), estes são alguns dos alimentos que pode consumir sem culpa: desde cenouras, beterrabas, espargos, repolhos, cebolas, pepinos e feijões verdes a mangas, framboesas, limões, melões, toranjas, tangerinas e morangos.

Fonte:Sapo Saúde

Receba estes e outros conselhos através de uma clínica de emagrecimento. Conheça as Clínicas Viver