A doutora Kousmine nasceu em 1904 em Hvalynsky (Rússia). A revolução russa obrigou a sua família a instalar-se na Suíça, onde Catherine iniciou os seus estudos superiores em Lausanne. Escolheu uma carreira de ciências, área quase exclusiva dos homens, e terminou o seu curso de medicina em 1928. Realizou a especialidade em pediatria uma vez que ela mesmo disse que pretendia tratar o indivíduo na sua totalidade e não “cortar o ser humano em pedaços”. A pediatria encarregava-se das crianças e assim podia vê-las e tratá-las como um todo.
A sua sensibilização para o problema do cancro começou ao observar a impotência da medicina clássica perante os seus jovens pacientes que morriam de sarcoma ou de leucemia.
À medida que os anos passavam a Dra Kousmine desenvolveu a sua forma de tratar e construía aquilo que hoje se converteu no seu método e é praticado por centenas de profissionais de saúde. A correção da alimentação e das necessidades micronutricionais, a melhoria da higiene intestinal, do equilíbrio ácido base e da imunomodelação, permite que o corpo desenvolva as capacidades de auto-recuperação que perdeu com as agressões a que é sujeito.
Nos últimos anos, muitos jovens médicos foram formados na consulta da doutora Kousmine, já que como ela mesma disse: “Os médicos modernos foram formados para efetuar um diagnóstico e prescrever medicamentos. Em matéria de nutrição não sabem nada”. Estes alunos formaram uma associação médica com o objetivo de continuar a trabalhar sobre as bases do método Kousmine, criando assim, em 1985 a Associação Médica Kousmine Internacional (AMKI), que organiza seminários de formação, congressos e publica boletins trimestrais.
Catherine Kousmine morreu em 24 de agosto de 1992, mas a associação com o seu nome, a AMKI, continua o seu trabalho.