A toxina botulínica, também conhecido por BOTOX, é um complexo proteico purificado, de origem biológica. Para fins unicamente médicos, o Botox interfere seletivamente na capacidade de contração do músculo.
Existem várias indicações para a aplicação da toxina botulínica, Botox, aprovadas pelo INFARMED e outras entidades internacionais, como o Estrabismo, Blefaroespasmos, para o tratamento da hiperidrose excesso de sudação) palmar e axilar. Além das indicações terapêuticas, o medicamento é bastante conhecido no tratamento de linhas de expressão facial.
Aplicado diretamente nos músculos, a toxina provoca um relaxamento e bloqueia a atividade motora involuntária do músculo. Este tratamento pode ser efetuado simultaneamente com muitos outros tratamentos faciais, como seja, a aplicação de produtos de preenchimento, tal como o ácido hialurónico, ou como complemento de outros procedimentos cirúrgicos ou não cirúrgicos, como Radiofrequências, Pulsos magnéticos.
Neste tratamento podem existir pequenas equimoses (nódoas negras) e algum inchaço que desaparecem em 3 a 5 dias após o tratamento. Reações alérgicas são bastante raras e a probabilidade de atingimento de outros músculos, além dos que se pretende tratar é raro e de curta duração.
É um método seguro e preventivo. Relaxe os seus músculos faciais e verá diferenças na sua aparência, tornando-a mais leve e jovem.