Voleibol: o desporto perfeito para quem quer saber como perder celulite
Saber como perder celulite é uma preocupação estética que inquieta tanto os portugueses como quem vive do outro lado do Atlântico. É por esse motivo que a revista brasileira Shape, uma referência na área da saúde, divulga sempre uma série de sugestões para os leitores que se encontram mais desesperados e que, por exemplo, querem conhecer os melhores conselhos para saber como perder celulite.
Desta vez, num artigo publicado no final do mês de Junho, a Shape assegura que o voleibol é a actividade física mais importante para quem quer saber como perder celulite de forma bastante saudável. Embora seja um desporto com um carácter muito lúdico e perfeito para fazer novos «amigos de praia», o voleibol permite o emagrecimento e a modelação do corpo.
Entrevistada pela Shape, a professora de Educação Física e treinadora de voleibol Suzy Valeria de Souza Cesar garante que este desporto, que atrai todas as faixas etárias, conta com inúmeras vantagens tanto para o corpo como para o espírito, visto que os praticantes conseguem adquirir responsabilidade, disciplina e desenvolvimento de capacidades de socialização.
Tonificação muscular (das pernas, dos braços, do abdómen…), eliminação da gordura e de peso extra, melhoramento da circulação sanguínea e eliminação de celulite são apenas algumas das imensas vantagens físicas resultantes da prática do voleibol.
Uma alimentação equilibrada é essencial para quem quer descobrir como perder celulite
De acordo com Suzy Souza Cesar, em apenas uma hora de voleibol, os jogadores conseguem perder cerca de 600 calorias. Porém, este número depende do empenho e do metabolismo de cada um dos praticantes. Para quem quiser eliminar celulite o mais rápido possível, a professora de Educação Física recomenda treinos a decorrer duas a três vezes por semana com a duração de uma hora cada.
No entanto, tal como acontece com todas as outras actividades físicas, antes de se iniciar a prática de voleibol, é melhor recorrer a uma avaliação médica. De resto, as pessoas que sofrem certas patologias, como lesões graves nos joelhos, estão terminantemente proibidas de participar em jogos de voleibol.
Já agora, fique ainda a saber que, sempre que praticar este desporto, o melhor é calçar ténis que absorvam o impacto e que sejam confortáveis e usar roupas leves que facilitem os movimentos.
Concilie a prática de voleibol com uma alimentação equilibrada. Substitua as carnes gordas (cabrito, borrego, porco…) por pescada, robalo, salmão e linguado. Esqueça os tentadores enchidos e opte por legumes e verduras.
Deixe de lado o sal, a maionese, o ketchup e a mostarda e aguce o seu paladar com ervas aromáticas ou especiarias. Dois ou três ovos por semana, azeite, fiambre e salsichas de aves e conservas ao natural são outros ingredientes que também podem integrar a sua ementa.
Fontes: Revista Shape e SAPO Saúde