As medicinas naturais são utilizadas nas diferentes áreas da Medicina Dentária:
- Odontopediatria – Contacto com as crianças o mais cedo possível. Medidas nutricionais, hábitos mastigatórios, hábitos de vida. Tratamentos biocompatíveis, muita prevenção e o mínimo de intervenção. Acupunctura sem agulhas.
- Medicina Dentária Conservadora – Métodos de avaliação integrativa do risco de cárie. Materiais biocompatíveis, não utilizando produtos à base de mercúrio e removendo as restaurações a amálgama segundo protocolo estabelecidos por entidades referenciadas.
- Reabilitação Oral e Implantologia – gestão da biocompatibilidade ótima, utilizando materiais nobres. Técnicas cirúrgicas com menor impacto e que respeitem a biologia dos tecidos. Terapia natural e recurso à medicação natural sempre que possível.
- Ortodontia – Equilíbrio das funções e da posição dentária através de aparelhos dentários convencionais ou alternativas biológicas sem metais. Acompanhamento integrativo dos doentes durante o tratamento com aparelhos metálicos.
- Periodontologia – acompanhamento próximo dos doentes. Gestão da inflamação e infeção da gengiva, utilizando métodos naturais em conjunto com os tratamentos periodontais.
- Problemas Oclusais e da ATM – equilíbrio da relação mandíbula-crânio segundo a posição fisiológica, estável e natural de cada pessoa. Recorremos também à termografia, acupunctura e terapia neural.
- Endodontia – utilização de produtos naturais na desinfeção dos canais dos dentes, valorizando cada caso e a sua relação com a saúde em geral.
- Cirurgia Oral – gestão da dor e da cicatrização pós-operatória através de técnicas holísticas direcionadas para a saúde.