As úlceras na mucosa oral, vulgarmente chamadas de “Aftas” podem ser um sinal de alerta para algo que não está bem com o seu corpo! O importante é saber fazer um correcto diagnóstico da razão do seu aparecimento para assim poder tomar as medidas terapêuticas necessárias.
As úlceras orais podem aparecer por vários motivos:
- Trauma / Agressão da mucosa oral: pode acontecer pela utilização de próteses dentárias mal adaptadas, por trauma na escovagem dos dentes ou por contacto com agentes ácidos
- Alimentação: em determinadas pessoas alguns alimentos são bastante agressivos para a mucosa oral, como as comidas picantes, o ananás, o chocolate, os citrinos, as nozes, etc.
- Défices nutricionais e micronutricionais: quando as úlceras são recorrentes e demoram mais de 3 semanas a passar poderão significar que o seu organismo está com défice de vitamina B12, folatos e ferro, por exemplo.
- Alterações hormonais, stress e ansiedade podem ocasionar o aparecimento de úlceras em diversas regiões da boca
- Abuso de alguns medicamentos (ex: anti inflamatórios não esteróides, pastilhas de nicotina)
- Existência de infecção (ex: helicobacter pylori)
- Existência de algum tipo de doenças, como doenças hematológicas, doença de Crohn, doença celíaca, intolerância ao glúten ou Hiv
Por este motivo, quando as úlceras são recorrentes, dolorosas, quando demoram mais de 3 semanas a passar e estão associadas a outros sintomas como febre e mau estar é muito importante dirigir-se ao médico a fim de avaliar a sua causa e estabelecer uma terapêutica de correcção.
Tratamento:
Quando não existe nenhuma alteração significativa de base, como as referidas anteriormente, o tratamento das aftas é causal, isto é, deve remover-se o estímulo que está a provocar a agressão (alteração da dieta, ajuste da prótese, etc) e prescrever um gel para o alívio dos sintomas dolorosos. Existem vários tipos de géis orais, no entanto, os géis com ácido hialurónico e os óleos com ozono têm uma grande eficácia na cicatrização deste tipo de úlceras orais. O bicarbonato de sódio com água morna também pode aliviar os sintomas.
Saiba mais sobre este tema na entrevista com a Dra. Joana Vasconcelos no programa Bom Dia, da RTP1:
https://youtu.be/jLOhWVSJjzo