A ozonoterapia, é fundamental como tratamento coadjuvante de inúmeras patologias, cancros, doenças inflamatórias, autoimunes, por exemplo, bem como na manutenção da saúde e redução do envelhecimento acelerado.
A Ozonoterapia consiste na utilização de ozono como meio terapêutico, tirando proveito das propriedades antimicrobianas, anti-inflamatórias, antioxidantes e regeneradoras do ozono, nos tecidos e nas células.
1. O que é a Ozonoterapia?
A ozonoterapia baseia-se na utilização de ozono médico no tratamento das mais variadas doenças.
O ozono é um gás extremamente reativo, pelo que quando em contacto com os tecidos é logo absorvido. Esta sua característica faz com que o ozono seja um potente antioxidante, um importante activador do sistema imunitário e exiba uma capacidade cicatrizante extraordinária, entre muitas outras.
Os tratamentos com ozono aliam as suas inúmeras aplicações às raras contra indicações.
2. Poderei fazer tratamentos com Ozono?
A utilização do ozono como meio terapêutico complementar tem surgido nas últimas décadas graças ao desenvolvimento da Medicina Integrativa. Com a diversificação da Medicina preventiva, as indicações do tratamento com ozono têm-se tornado cada vez mais numerosas. Cada vez são mais os problemas de saúde que podem ser tratados com o ozono.
A ozonoterapia não tem contra indicações pelo que se tornou uma escolha segura e de primeira linha.
Assim sendo, dado o vasto leque de aplicações da ozonoterapia, qualquer pessoa poderá beneficiar das propriedades do ozono.
Venha descobrir de que forma a Ozonoterapia se adequa ao seu caso!
5. Como é aplicado o Ozono?
O Ozono pode ser aplicado via retal, no sangue, na pele, nas articulações ou via muscular e ainda na medicina dentária. Também é possível aplicar ozono através de óleos e azeites ozonizados.
Na consulta o seu caso é avaliado e ser-lhe-á indicada qual a melhor forma de aplicação da Ozonoterapia.
Quando aplicado no sangue, damos o nome de Auto-hemoterapia Maior. Esta terapia é uma faz formas mais eficazes do seu corpo receber ozono a nível sistémico. O profissional de saúde devidamente habilitado para isso e de uma forma bastante simples faz uma colheita do seu sangue para um balão apropriado. Nesse balão o sangue é ozonizado e novamente reinfundido para o seu corpo através do mesmo acesso. As injecções intra-musculares de ozono estão indicadas quando por algum motivo não é possível fazer a auto-hemoterapia (por exemplo no caso dos pacientes que não têm veias capazes de suportar este tratamento) ou ainda em casos de extrema necessidade como coadjuvantes e potenciadores da auto-hemoterapia, a chamada auto-hemoterapia minor.
Na aplicação rectal, é utilizada uma sonda fina que é introduzida através do recto. O ozono é aplicado insuflado durante alguns minutos enquanto a mucosa intestinal trata de o absorver. É uma aplicação simples e muito útil já que o nosso intestino é na grande maioria das vezes o principal responsável por desequilíbrios da saúde. Nas crianças o ozono rectal é uma óptima opção. Muito utilizada nos casos de asmas, alergias e problemas de pele.
As injecções intra-articulares são utilizadas no tratamento da dor, por exemplo, nos joelhos, ombros, ATM (articulação temporo-mandibular), coluna vertebral, etc. Nestes casos, dependendo da gravidade da situação, o alívio da dor pode ser imediato após uma sessão de ozono.
Em medicina dentária o ozono está a tomar proporções bastante interessantes com resultados surpreendentes em inúmeras aplicações. Aftas, herpes, feridas nas mucosas, recuperação de bolsas periodontais, gengivas sangrantes ou líquen plano são algumas das situações clínicas onde o ozono tem obtido resultados impressionantes.
Os óleos com ozono são uma excelente forma de poder utilizar o ozono em casa e dar alguma continuidade aos tratamentos. Dependendo das situações o óleo com ozono pode ser ingerido ou aplicado localmente.