As 7 questões mais importantes a saber sobre Ozonoterapia

As 7 questões mais importantes a saber sobre Ozonoterapia

A ozonoterapia, é fundamental como tratamento coadjuvante de inúmeras patologias, cancros, doenças inflamatórias, autoimunes, por exemplo, bem como na manutenção da saúde e redução do envelhecimento acelerado.

A Ozonoterapia consiste na utilização de ozono como meio terapêutico, tirando proveito das propriedades antimicrobianas, anti-inflamatórias, antioxidantes e regeneradoras do ozono, nos tecidos e nas células.

 

1. O que é a Ozonoterapia?

A ozonoterapia baseia-se na utilização de ozono médico no tratamento das mais variadas doenças.

O ozono é um gás extremamente reativo, pelo que quando em contacto com os tecidos é logo absorvido. Esta sua característica faz com que o ozono seja um potente antioxidante, um importante activador do sistema imunitário e exiba uma capacidade cicatrizante extraordinária, entre muitas outras.

Os tratamentos com ozono aliam as suas inúmeras aplicações às raras  contra indicações.

 

 2. Poderei fazer tratamentos com Ozono?

A utilização do ozono como meio terapêutico complementar tem surgido nas últimas décadas graças ao desenvolvimento da Medicina Integrativa. Com a diversificação da Medicina preventiva, as indicações do tratamento com ozono têm-se tornado cada vez mais numerosas. Cada vez são mais os problemas de saúde que podem ser tratados com o ozono.

A ozonoterapia não tem contra indicações pelo que se tornou uma escolha segura e de primeira linha.

Assim sendo, dado o vasto leque de aplicações da ozonoterapia, qualquer pessoa poderá beneficiar das propriedades do ozono.

 

 

3. Só devo fazer tratamentos com ozono se estiver doente?

Os benefícios do ozono não se prendem só com as doenças. A ozonoterapia tem dado provas como um excelente complemento ao tratamento convencional de determinadas doenças. No entanto, a sua importância na prevenção tem demonstrado um enorme peso.

Graças aos seus poderes antioxidantes e à sua capacidade de estimular o sistema imunitário, os tratamentos com ozono podem ser utilizados como meios de prevenção e não só como formas de tratamento.

Além disso, a sua utilização no âmbito da estética como anti-aging torna os tratamentos com ozono uma terapia muito eficaz.

 

4. Quais os benefícios da Ozonoterapia

A Ozonoterapia tem inúmeros benéficos para a sua saúde:

  • Atua contra doenças provocadas por bactérias, fungos e vírus;
  • Atua em estados inflamatórios agudos e crónicos;
  • Ajuda os tecidos a cicatrizarem, podendo ser utilizado em feridas e queimaduras extensas;
  • Fornece alívio imediato em casos de úlceras orais e aftas;
  • Acelera a cicatrização em situações de Herpes;
  • Estimula o sistema imunitário;
  • Atua como um complemento ao tratamento de doenças oncológicas;
  • Alivia sintomas e dores articulares;
  • Como potente antioxidante retarda o envelhecimento;
  • Melhora a circulação sanguínea.

Venha descobrir de que forma a Ozonoterapia se adequa ao seu caso!

 

5. Como é aplicado o Ozono?

O Ozono pode ser aplicado via retal, no sangue, na pele, nas articulações ou via muscular e ainda na medicina dentária. Também é possível aplicar ozono através de óleos e azeites ozonizados.

Na consulta o seu caso é avaliado e ser-lhe-á indicada qual a melhor forma de aplicação da Ozonoterapia.

Quando aplicado no sangue, damos o nome de Auto-hemoterapia Maior. Esta terapia é uma faz formas mais eficazes do seu corpo receber ozono a nível sistémico. O profissional de saúde devidamente habilitado para isso e de uma forma bastante simples faz uma colheita do seu sangue para um balão apropriado. Nesse balão o sangue é ozonizado e novamente reinfundido para o seu corpo através do mesmo acesso. As injecções intra-musculares de ozono estão indicadas quando por algum motivo não é possível fazer a auto-hemoterapia (por exemplo no caso dos pacientes que não têm veias capazes de suportar este tratamento) ou ainda em casos de extrema necessidade como coadjuvantes e potenciadores da auto-hemoterapia, a chamada auto-hemoterapia minor.

Na aplicação rectal, é utilizada uma sonda fina que é introduzida através do recto. O ozono é aplicado insuflado durante alguns minutos enquanto a mucosa intestinal trata de o absorver. É uma aplicação simples e muito útil já que o nosso intestino é na grande maioria das vezes o principal responsável por desequilíbrios da saúde. Nas crianças o ozono rectal é uma óptima opção. Muito utilizada nos casos de asmas, alergias e problemas de pele.

As injecções intra-articulares são utilizadas no tratamento da dor, por exemplo, nos joelhos, ombros, ATM (articulação temporo-mandibular), coluna vertebral, etc. Nestes casos, dependendo da gravidade da situação, o alívio da dor pode ser imediato após uma sessão de ozono.

Em medicina dentária o ozono está a tomar proporções bastante interessantes com resultados surpreendentes em inúmeras aplicações. Aftas, herpes, feridas nas mucosas, recuperação de bolsas periodontais, gengivas sangrantes ou líquen plano são algumas das situações clínicas onde o ozono tem obtido resultados impressionantes.

Os óleos com ozono são uma excelente forma de poder utilizar o ozono em casa e dar alguma continuidade aos tratamentos. Dependendo das situações o óleo com ozono pode ser ingerido ou aplicado localmente.

 

 

6. O ozono combate ao envelhecimento?

O ozono é uma molécula muito reativa que quando libertado reage de forma quase imediata com as células. Graças à sua enorme capacidade antioxidante, os tratamentos com ozono têm sido cada vez mais requisitados nos procedimentos anti-aging.

Vantagens do ozono no anti-envelhecimento:

  • Age contra os radicais livres;
  • Previne a morte prematura das células;
  • Mantém a vitalidade celular.

 

7. Onde posso iniciar os meus tratamentos com ozono?

Nas Clínicas Viver, acreditamos que os tratamentos com ozono vieram revolucionar também a forma como abordamos os nossos pacientes. Deixámos de olhar apenas para determinadas zonas do corpo e passámos a olhar para ele como um todo em constante interligação.

As aplicações da ozonoterapia são infindáveis e temos a certeza que algumas delas foram feitas à sua medida. Venha visitar-nos sem qualquer compromisso nas Clínicas Viver.

Nas Clínicas Viver acreditamos no poder da ozonoterapia. Venha conhecer esta terapia que está a dar que falar em todo o mundo e saiba como melhor se adequa ao seu caso. Visite-nos, sem qualquer compromisso.

Saiba como a ozonoterapia se pode adaptar ao seu caso!