O uso de aparelho dentário, é determinado pela avaliação ortodôntica prévia.
Os aparelhos dentários funcionam mediante a aplicação de pressão, de forma contínua, por períodos de tempo pré-determinado, de forma a mover lentamente os dentes numa direcção específica.
O tratamento ortodôntico é necessário quando se verificam más posições dos dentes e dos maxilares (más-oclusões), bem como problemas de ordem funcional nas estruturas orais e faciais.
Desta forma, o tratamento ortodôntico deve ser efectuado por um ortodontista e deverá promover alguns dos seguintes objectivos:
1. Conseguir uma face mais harmoniosa e um sorriso mais atraente;
2. Corrigir algumas assimetrias da face e melhorar a sua estética;
3. Melhorar a função, mastigação, deglutição, fala e expressão facial;
4. Alinhar dentes e maxilares restabelecendo a correcta função;
5. Reduzir a probabilidade do risco de fracturas dentárias quando os dentes estão muito projectados, por exemplo;
6. Prevenir ou melhorar a sintomatologia nas articulações temporomandibulares (articulações que ligam a mandíbula ao crânio);
Quando se deve iniciar o tratamento?
A determinação do início do tratamento ortodôntico depende do tipo de má-oclusão que o paciente tem, e, por este motivo, quanto mais cedo for avaliado melhor será o prognóstico do tratamento.
Hoje em dia aposta-se cada vez mais na prevenção, desta forma, aconselhasse que a primeira consulta com o ortodontista seja feita antes dos 7 anos de idade. Trata-se do momento ideal para o ortodontista observar o paciente, identificar os problemas, avaliar a sua gravidade e decidir o melhor momento para iniciar o tratamento.