Como Preparar em Casa Xarope de Aloe Vera para Fins Medicinais
Aloe barbadensis Miller, conhecida como Aloe vera, é uma planta que contém mais de 200 substâncias biologicamente ativas e apresenta as seguintes propriedades:

Imunomoduladora

  • Inibe produção de citocinas pró-inflamatórias.
  • Estudos indicam que a aloína e a aloesina, metabolitos secundários da A. Vera, diminuem a resposta inflamatória em doenças inflamatórias intestinais.

Antidiabética

  • Um estudo demonstrou a eficácia de aloe-emodina-8-o-glucosídeo no aumento do transporte da glicose, pela modulação dos marcadores proximal e distal envolvidos na captação de glicose.
  • Estudos indicam que Aloe vera melhora a função das ilhotas de Langerhans, células pancreáticas que produzem insulina e glucagon, importantes na regulação do metabolismo da glicose.

Antioxidante

  • Aloe Vera contém antioxidantes incluindo a Vitamina E, carotenoides, Vitamina C, flavonóides e taninos, exercendo por isso um efeito protetor contra o stress oxidativo.

Anticancerígena

  • Aloína, antraquinona presente no A. vera, inibe a secreção de VEGF em células cancerígenas, levando à inibição da proliferação das células endoteliais.
  • Estudos demonstram que a emodina, outra antraquinona presente na Aloe vera, possui ação anti-proliferativa em algumas células cancerígenas, como as células de pulmão, gliais. A emodina induz apoptose das células tumorais da bexiga.

Antimicrobiana

  • Ação antifúngica contra Candida parapsilosis, Candida Krusei e Candida albicans.
  • As antraquinonas presentes na planta inibem a síntese proteica bacteriana, exercendo ação nas bactérias Gram negativas e Gram positivas. Os polissacarídeos presentes estimulam a fagocitose das bactérias.
  • Um estudo recente comprovou que é eficaz no tratamento da infeção por Helicobacter pylori.

Antivírica

  • Impede a adsorção do vírus pela célula hospedeira. Estudos indicam que exerce atividade contra o vírus Herpes simplex tipo 2.
  • As antraquinonas, aloína e emodina e o crisofanol, exercem ação antiviral contra vírus Influenza A por inibição da replicação do vírus.
Para uso externo é usada como cicatrizante de feridas. A manose-6-fosfato presente na Aloe Vera promove a síntese de colagénio, proliferação de fibroblastos e produção de ácido hialurónico, contribuindo para uma cicatrização mais rápida da ferida.

Como Preparar em Casa

Ingredientes
5 folhas da planta Aloe vera
500 gr de mel (biológico)
50 ml de bebida alcoólica destilada (aguardente, whisky ou cachaça)

Passos a Seguir
1. Limpe as folhas da planta com um pano húmido.
2. Retire os espinhos da planta e corte em pequenos pedaços.
3. Coloque a planta no liquidificador e adicione 500 g de mel e 50 ml de uma bebida alcoólica destilada (aguardente, cachaça ou whisky) e bata até formar uma substância homogénea.
4. Armazene o preparado num frasco de vidro escuro e guarde no frigorífico. Mantenha no frio pelo menos 24 horas para a primeira utilização.
5. Deve ingerir uma colher de sopa 20 minutos antes das principais refeições do dia.

Dica
A planta deve ser colhida à noite, sem chuva. Escolha as folhas maiores da planta.

Bibliografia
Radha MH, Laxmipriya NP. Evaluation of biological properties and clinical effectiveness of Aloe vera: A systematic review. J Tradit Complement Med [Internet]. 2015 Jan [cited 2019 Feb 18];5(1):21–6. Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26151005

Patrícia Silva
Farmacêutica, Pós graduada em Terapias Naturais e Complementares