Veja o vídeo da entrevista da Nutricionista Margarida Inácio, ao programa Fala Portugal:

Mais uma vez novos estudos científicos indicam que os emulsionantes E433 (polisorbato 80) e E466 (carboximetilcelulose) estão relacionados com o desenvolvimento de cancro intestinal.

Estes aditivos alimentares são adicionados a diversos produtos alimentares com o objetivo de melhorar a durabilidade (tempo de prateleira) e textura, mantendo a mistura homogénea. Podem ser encontrados em diversos alimentos como natas, bolachas, preparados lácteos para crianças, entre outros.

Mais do que contar calorias é essencial estarmos alerta em relação aos ingredientes que compõem a nossa alimentação.

Sempre que for possível devemos preferir uma alimentação natural/biológica, sem alimentos processados que nos dão uma saciedade ilusória com uma nutrição pobre em qualidade. Devemos ainda considerar que estes alimentos processados têm capacidade de criar uma certa dependência, tanto pela sua textura melhorada como pela praticidade de consumo.

Descascar mais e abrir menos embalagens” será uma ideia a considerar. O ideal será consumir alimentos como nos são dados pela natureza. O tempo que demoramos a mais na preparação das nossas refeições será recompensado no futuro, com mais saúde em geral e melhor qualidade de vida.

Margarida Inácio – Nutricionista

Veja aqui a nossa lista dos aditivos alimentares nocivos, suspeitos e naturais.