A Organização Mundial de Saúde (OMS) desenvolveu diversas investigações sobre a espiritualidade enquanto componente do conceito multidimensional de saúde. O bem-estar espiritual é já considerado mais uma dimensão do estado de saúde, junto às dimensões corporais, psíquicas e sociais.
A espiritualidade traduz o modo de viver da humanidade
A espiritualidade pode ser definida como uma “propensão humana a buscar significado para a vida por meio de conceitos que transcendem o tangível, à procura de um sentido de conexão com algo maior que si próprio”. a espiritualidade não está obrigatoriamente ligada a Religião, segunda Karl Marx existe uma espiritualidade sem Deus, existe uma experiência e um saber que vai para além do intelecto.
A espiritualidade tem nos dias de hoje uma enorme importância da qualidade de vida das pessoas. Esta qualidade de vida está diretamente ligada ao conceito de saúde que engloba as diferentes dimensões: física, psicológica, espiritual, etc. É a percepção que cada um tem de como se quer assumir na sociedade, qual o seu sistema de valores, a sua cultura e quais os seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações.