Nesta minha caminhada, constatei que existe uma tendência enorme nas pessoas de valorizarem as coisas más da vida ou em vez de aproveitarem e saborearem as coisas boas. Atrás deste movimento enraizado no nosso inconsciente vêm sentimentos como a infelicidade, a dor, a insatisfação, o vazio e a tristeza. Estes sentimentos trazem consigo a inação.

Mas a questão aqui é que a maioria de nós não se apercebe disso, vou dar um exemplo que me acontecia no inicio do meu trabalho como terapeuta:

Quando pensei em deixar de trabalhar em Marketing para me dedicar só às pessoas, no inicio, como era de esperar, eu tinha poucos clientes. E recebia muito pouco e ficava triste porque sabia que com aquele valor não ia conseguir “pagar as contas” e sentia que o meu sonho se distanciava. Mas a verdade é que quando nos sentimos insatisfeitos com o que recebemos ou até mesmo com o que já temos, as consequências negativas são muitas, porque deixamos de crescer, desanimamos e isso vai influenciar as nossas ações, e a tendência é ficarmos estagnados.

A ingratidão acaba por atrair coisas negativas, não estou só a falar da parte material, é igual nos relacionamentos com os outros. Se tentarmos mudar alguém através da critica, acha que vai funcionar? Quando nos focamos no elogio e na gratidão pelo que as pessoas tem de bom, a tendência é atrair isso para nós.

 

Vou dar um exemplo concreto de como a gratidão funciona:

Tenho uma vizinha, um anjo que apareceu na minha vida, com a qual partilho os ovos do campo que a minha mãe traz do Alentejo. Na primeira vez que lhe dei ovos ela ficou muito contente e em diferentes momentos agradeceu me e referenciou o quanto em sua casa gostavam de ovos. Comentou por diversas vezes a diferença entre os ovos das galinhas criadas à solta no campo e os ovos de aviário do supermercado que nada tinham a ver com aquela delícia que eu lhe dava.

 

Como consequência todas as vezes que a minha mãe me traz ovos, eu guardo uns para ela, isto porquê? Porque é maravilhoso dar algo a alguém que se sente agradecido, que valoriza com um gesto de gratidão.

O facto de ela ter expressado gratidão faz com que ela continue a receber ovos. Vamos a imaginar a situação ao contrário, se ela na altura me tivesse dito que não gostava muito de ovos do campo, ou simplesmente tivesse dito obrigada sem valorizar o facto daqueles ovos serem tão especiais. O que acha que eu teria feito? Provavelmente nunca mais lhe dava ovos. Provavelmente eu não me lembraria mais de lhe dar ovos.

O mesmo acontece em relação à nossa vida. Quando nos sentimos gratos pelo que temos e pelas coisas que recebemos, sem criar expectativas, a tendência é atrair mais. Mas quando nos agarramos às reclamações a tendência é ficar estagnado, imóvel, inativo.

O padrão da reclamação/insatisfação tem uma raiz inconsciente. Quando somos bebes, a nossa única forma de pedir e mostrar a nossa insatisfação é através do choro. Só que depois crescemos, e ficamos presos inconscientemente a essa forma infantil de pedir através da reclamação.

O maravilhoso da gratidão é que podemos ser gratos pelo que temos e desejar mais e melhor. Eu pratico a gratidão diariamente, tenho um caderno, onde escrevo todos os dias um agradecimento. É uma boa forma de começar, porque não experimenta?

 

Se tivermos de Alma aberta temos sempre motivos para agradecer.

Eu estou de alma aberta para o receber e ajudar a acabar com os padrões auto destrutivos. Saiba mais em Clínicas Viver.