A acidez, por ingestão em excesso de alimentos demasiado ácidos, é agora uma das possíveis causas para a incidência cada vez maior da Osteoporose.
O pH do sangue é determinante para o bom funcionamento do nosso corpo e para a existência de vida. Não há vida em meios ácidos. Quando a alimentação é demasiadamente ácida ( ver alimentos acidificantes) inicia-se um processo de auto regulação do pH sanguíneo.
A forma de restaurar o equilíbrio passa por o organismo ir buscar às reservas, substâncias alcalinizantes. Uma das principais reservas de minerais alcalinizantes, como o Cálcio, são os ossos.
O Cálcio está armazenado nos ossos sob a forma de citrato de cálcio e bicarbonato de cálcio e no sangue provovem a sua alcalinização, diminuição da acidez promovendo o equilíbrio ácido-base do sangue.
Este processo, traduz-se numa diminuição da densidade dos ossos – Osteoporose.
Isso pode explicar por que, em estudos, as pessoas que comem proteína animal têm um risco aumentado de fractura óssea, no entanto esta hipótese é contestada por alguns investigadores.
Em em 2001, a equipa do Dr. Katherine Tucker investigador em nutrição humana da Universidade Tufts, em Washington, mostrou que pessoas que consomem mais frutas, legumes, magnésio e potássio conservam uma melhor densidade óssea.
Para evitar a acidose crónica e eliminar o risco de Osteoporose, coma mais fruta e legumes e menos carnes, lacticínios. As águas ricas em bicarbonatos são também uma boa forma de alcalinizar.