6 razões para utilizar aparelho dentário em Adulto

6 razões para utilizar aparelho dentário em Adulto

Atualmente, os tratamentos Ortodônticos, aparelhos dentários de correção do posicionamento dentário, já não se destinam apenas a crianças. Existe cada vez mais procura desta especialidade pelas diversas faixas etárias, no sentido de corrigir a posição dos dentes para ficar com os dentes perfeitos.

 

 

Razão 1: Ganhe uma melhor estética dentária

Uns dentes bonitos permitem um sorriso perfeito, completo e espontâneo que ajuda a manter e a aumentar a auto-estima. Cada vez mais o sorriso é um cartão de visita, determinante na relação que criamos com os outros. Os aparelhos dentários de correção permitem alinhar os dentes e o sorriso.

 

Razão 2: Ganhe uma melhor e mais completa higiene oral

Se os dentes estiverem alinhados é mais fácil higienizar, prevenindo cáries, problemas nas gengivas e no osso que envolve o dente. Muitas vezes, por melhor que tentemos escovar os dentes, há partes que não são acessíveis à entrada da escova. Os fios dentários e escovilhões são fundamentais para uma melhor limpeza, no entanto, mesmo recorrendo a estas técnicas de escovagem, é difícil limpar de forma eficaz. Os resíduos acumulam-se constituindo o principal ponto de partida para doenças nos dentes. Na medicina dentária integrativa consideramos que uma “doença” num dente pode implicar alterações e desequilíbrios também a nível sistémico, isto é, do organismo. A correção da posição dos dentes com a utilização de aparelho dentário é fundamental para prevenir doenças.

 

Razão 3: Ganhe uma melhor nutrição

Devemos ter em conta que o início da digestão e absorção de nutrientes dá-se na boca. Se os alimentos são mastigados de forma deficiente, todo o processo de digestão fica debilitado e pode conduzir a outros problemas em outros órgãos, como por exemplo o estômago e intestino. Tudo o que comemos deve ser bem mastigado para podermos usufruir dos nutrientes que os alimentos aportam. Muitas vezes, défices micronutricionais, têm origem na má digestão e absorção dos alimentos. Esta má absorção justifica, em parte, défices que existem em pessoas que se alimentam bem optando por alimentos com alta densidade micronutricional. Quando os dentes não encaixam bem impedindo uma correta mastigação em ambos os lados é muito fácil que estes desequilíbrios aconteçam. Assim, é fundamental ter os dentes alinhados e uma mordida perfeita. Os aparelhos dentários melhoram a função de mastigação.

 

Razão 4: Ganhe um melhor bem-estar

Por vezes, a má posição dentária provoca alteração na articulação temporomandibular (junção do maxilar inferior com a cabeça na zona à frente dos ouvidos), que pode:

  • levar a dores locais;
  • dores musculares;
  • dores de ouvidos;
  • dores de cabeça tonturas e;
  • mau estar geral.

Esta articulação é fundamental para mantermos todo o equilíbrio do corpo. Muitas vezes os dentes estão mal posicionados e adotamos inconscientemente posições de mastigação erradas que provocam alterações na articulação temporomandibular (ATM) e com isso muitas consequências desagradáveis. Os aparelhos dentários corrigem a posição dos dentes permitindo uma mastigação perfeita.

 

Razão 5: Gerir espaços onde faltam dentes

Quando nos falta um dente existe a tendência dos dentes envolventes ocuparem esse espaço. Logo, para posteriormente colocarmos um dente novo necessitamos de restabelecer esse espaço com aparelhos dentários.

Em certas situações, os aparelhos dentários permitem também fechar esse espaço indesejados entre dentes, evitando colocar um dente novo.

O reposicionamento correto dos nossos dentes deve ser entendido também como preventivo da queda e perda de dentes. Com a correção da posição dos dentes podem ser evitados implantes ou próteses dentárias num futuro. Os aparelhos dentários permitem reposicionar os dentes no local devido.

 

Razão 6: Ganhe soluções inovadoras de aparelhos dentários estéticos.

Existem aparelhos dentários considerados estéticos, por serem bastante mais discretos do que os convencionais, os de metal. Este tipo de aparelho está cada vez mais a criar “moda” no meio dos adultos. Podemos usá-lo sem que os outros dêem conta, conseguindo os mesmos resultados.

Além da estética destes novos aparelhos dentários, a adaptação também é bastante boa. Além disso, o facto destes aparelhos dentários serem removíveis, isto é, permitem que a pessoa os possa retirar para comer, beber, a higiene sem o aparelho colocado é bastante mais fácil de fazer e o resultado é significativamente melhor, permitindo que os dente se mantenham mais limpos e saudáveis comparativamente com os aparelhos dentários fixos.

 

Na consulta de ortodontia das Clínicas Viver, avaliamos e ajudamos a decidir qual a melhor opção para cada caso.

Conheça o nosso programa dentário e comece por beneficiar das inúmeras vantagens dos aparelhos dentários.