Termografia

TERMOGRAFIA

Termografia é a técnica que permite criar um mapa digital do corpo onde são distinguidas as diferentes temperaturas em zonas específicas. Em termos práticos é uma câmara especial que capta “imagens térmicas” do organismo.

A alteração da temperatura é uma das reações fisiológicas mais comuns do corpo humano. O estudo destas imagens permite ao terapeuta detetar todas as mudanças na atividade funcional dos órgãos e tecidos do corpo, mesmo ainda não tendo alterações a nível físico nem sintomático.

A câmara termográfica deteta radiações infravermelhas (isto é, o calor) que o corpo emite. As diferentes temperaturas do corpo são registadas graficamente com diferentes cores.

É considerado um dos exames complementares de diagnóstico por imagem digital, mais modernos e seguros. É capaz de detetar inúmeras doenças, muitas vezes não detetadas por outros métodos e de forma ainda mais precoce.

 

QUAIS SÃO AS VANTAGENS DA TERMOGRAFIA?

Sendo um método não invasivo, indolor, sem radiações ionizantes nem contrastes, pode ser utilizado em grávidas, crianças pequenas e mesmo pessoas com patologias que causem uma certa vulnerabilidade, sem causar qualquer risco.

Ao permitir um diagnóstico tão precoce das patologias, podem ser iniciados tratamentos naturais de forma a prevenir o aparecimento de sintomas físicos. Como por exemplo: consegue-se, através de uma imagem termográfica, detetar um excesso de atividade orgânica na mama, muito antes da formação de um caroço/nódulo.

 

QUAIS SÃO AS APLICAÇÕES DA TERMOGRAFIA?

  • Para todos os que pretendam evitar patologias antes mesmo de se manifestarem;
  • Útil em casos de dores crónicas, pois identifica a origem das mesmas;
  • Avalia o sistema músculo-esquelético, encontrando lesões vertebrais ou contrações musculares que provocam dor e mal-estar no dia-a-dia;
  • Permite uma monitorização de cancros, processos inflamatórios e alterações imunológicas;
  • Deteção precoce de patologias do forro respiratório, digestivo, circulatório, endócrino, ginecológico/andrológico, imunológico, neurológico, dermatológico, locomotor, entre outros;
  • Ajuda a evitar erros de diagnóstico e acompanha com uma monitorização precisa os tratamentos aplicados.

Hoje em dia é de conhecimento geral que o segredo de uma boa saúde é a Prevenção. Podendo saber o que se passa no interior do organismo, a nível termográfico e energético, pode-se evitar várias patologias, ainda antes destas se manifestarem.

Clínicas Viver © 2019 All rights reserved

Boosted by BYD